Casas Casadas - abandono mais uma vez, não! sign now

Casas Casadas - abandono mais uma vez, não!


Construídas em 1883, as Casas Casadas foram tombadas pelo INEPAC Instituto Estadual de Patrimônio Cultural, em 8 de fevereiro de 1979, por suas qualidades estéticas e arquitetônicas intrínsecas e por constituírem um exemplar único de residência multifamiliar do século XIX. Apesar disso, a construção permaneceu abandonada pelo poder público por muitos anos, deteriorando-se e correndo o risco de desabar, inclusive com a ocorrência de um princípio de incêndio na década de 90, que por pouco não destruiu esse importante patrimônio da arquitetura carioca. Depois de muita luta da comunidade de Laranjeiras, através de sua associação de moradores (AMAL), finalmente conseguiu-se sensibilizar a prefeitura, que providenciou a desapropriação e restauração da edificação.

Restauradas e inauguradas em 2007, belas e majestosas, as Casas Casadas foram abertas para laranjeirenses e demais cidadãos cariocas. Dois terços de seu espaço interno foram cedidos à RIOFILME que disponibilizou à população todo o seu acervo de filmografia brasileira. Completando o projeto de fazer do lugar um pólo irradiador de cultura, as áreas restantes foram ocupadas por uma livraria, café e espaço para música ao vivo, o Espaço Rio Carioca. No projeto original, há a previsão de duas salas de cinema, que já estão prontas e dependem apenas de alvará de funcionamento para receberem o público.

No entanto, hoje, pouco mais de dois anos depois de sua inauguração, em vez de consolidado, o projeto dá sinais de decadência e abandono que causam apreensão: o casarão praticamente fechado; as atividades da RIOFILME paralisadas e vetadas ao público; o Espaço Rio Carioca, isolado e fragilizado pelo funcionamento parcial do projeto cultural aprovado pela prefeitura, já que o cinema, a grande âncora do empreendimento, não pode funcionar.

No momento em que o governo, sistematicamente, apresenta a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 como propulsores de grandes investimentos na cidade, causa espanto que um conjunto arquitetônico e cultural parte do entorno do Corcovado e do Cristo Redentor, símbolo do Rio de Janeiro e uma das sete maravilhas do mundo, esteja em nítido esquecimento. Muito dinheiro público e privado já foram investidos nas Casas Casadas, e a população de Laranjeiras não aceita que nosso patrimônio, pelo qual tanto lutamos, seja fenecido.

Diante do exposto, urge a reativação da RIOFILME, com a reabertura das salas e estações de exibição de filmes brasileiros oferecidas ao público em geral, à pesquisa de criadores, diretores, produtores, estudantes e estudiosos da sétima arte, e dos laboratórios de restauração de filmes. Também é urgente a inauguração dos cinemas do Espaço Carioca, como forma de movimentar o local e viabilizar o empreendimento, que merece prosperar, não só por representar um lugar para o encontro e o lazer dos moradores, mas notadamente pelo serviço que tem prestado à divulgação da música brasileira, com a realização de shows memoráveis.

É um direito dos moradores de Laranjeiras reivindicar, e é obrigação do poder público realizar, no seu todo e de maneira efetiva, o projeto cultural aprovado para o pleno funcionamento das Casas Casadas. O Rio, Cidade Maravilhosa, merece.

Sign The Petition

OR

If you already have an account please sign in, otherwise register an account for free then sign the petition filling the fields below.
Email and the password will be your account data, you will be able to sign other petitions after logging in.

Privacy in the search engines? You can use a nickname:

Attention, the email address you supply must be valid in order to validate the signature, otherwise it will be deleted.

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Shoutbox

Who signed this petition saw these petitions too:

Sign The Petition

OR

If you already have an account please sign in

Comment

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Goal
0 / 1000

Latest Signatures

No one has signed this petition yet

Jerri LoweBy:
Business and CompaniesIn:
Petition target:
Prefeito Eduardo Paes e Secretária Municipal de Cultura Jandira Feghali

Tags

No tags

Share

Invite friends from your address book

Embed Codes

direct link

link for html

link for forum without title

link for forum with title

Widgets