CARTA PELA LIBERTAÇÃO E O FIM DA VIOLÊNCIA NO TIBETE sign now

CARTA PELA LIBERTAÇÃO E O FIM DA VIOLÊNCIA NO TIBETE

Oh! Tibete amado! Até quando estará oprimido? Pátria do Amor Universal! Esperemos que todos os Filhos do Planeta lhe sejam generosos. Conclamamos a cada um que se una e mostre ao mundo que nós estamos do seu lado, porque estar do seu lado é estar do lado da PAZ, da LIBERDADE, dos DIREITOS DO HOMEM e dos CIDADÃOS, da ESPIRITUALIDADE e da DIGNIDADE SOLIDÁRIA. Edifiquemos novamente o seu nome! Em nome da VIDA e do BEM! A Organização das Nações Unidas seja sensível a esse manifesto!

MOVIMENTO SUPRANACIONAL

PARTICIPE. OPINE. ESTEJA ATENTO ÀS CONVOCAÇÕES!

Site Oficial
http://tibetanuprising.org

Petição Mundial
http://www.avaaz.org/po/tibet_end_the_violence

Comunidade Free Tibet Brasil
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=220201

Rede Brasileira de Budistas Engajados
http://budistasengajados.blogspot.com/2007_08_01_archive.html

Revista Horizonte - Leitura Holística
http://revistahorizonte.blogspot.com

Grupo Terra - Filoterapia
http://www.filoterapia.com

FMV
[email protected]

* * * * * * *

TIBETE: ATÉ QUANDO?

Ao se pensar no Tibete as lembranças trazem o glamour, a contemplação, a vertigem da espiritualidade nas alturas... No entanto, a realidade imposta ao "topo do mundo" é algo inaceitável... 50 anos subjugados pela China. 50 anos de silêncio obsequioso da comunidade internacional diante do gigante vermelho. 50 anos de afronta aos direitos humanos. 50 anos de genocídio de mais de um milhão de tibetanos. 50 anos de destruição de mais de 6 mil monastérios. 50 anos de extermínio de um povo humilde e resignado.

É hora mais do que nunca de se perguntar o que o mundo fará pelo Tibete? Onde estarão as Nações Unidas? Onde estará o Tribunal Internacional de Justiça? Onde estarão os países e as organizações internacionais defensoras e promotoras dos interesses globais? O Tibete não será patrimônio para a humanidade? A sua cultura, as suas tradições milenares, a sua religião, a sua filosofia de não-violência não serão um paradigma exemplar aos valores desenfreados da pós-modernidade no ocidente? Não haverá espaço na Terra para a sobrevivência do Tibete? Com a morte do 14º Dalai Lama o Tibete será definitivamente despersonalizado, desfigurado, enterrado? O Tibete não merece a atenção dos povos? Do direito internacional das gentes?

Na hegemonia do poder e da violência reinantes na Terra não haverá lugar para o pacífico Tibete? Simbolicamente acontecerá uma marcha para a retomada do país, pelos tibetanos, saindo de Dharamsala, na Índia, por volta de 10 de março desse ano de 2008, com previsão de seguir, por cinco meses, cada mês representando uma década da dominação de sangue, com chegada igualmente simbólica marcada para o dia 8 de agosto, rumo à fronteira indochinesa, instante da abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim...

Também aproveitando esse momento único na história, após a invasão de meio século, do massacre de inocentes protagonizado pelos chineses, realizar-se-á uma "Olimpíada do Tibete", em Dharamsala, cidade sede do governo tibetano no exílio, residência oficial do Dalai Lama, seu líder político e espiritual máximo. Acontecerá de 15 a 25 de maio, como "um pequeno passo esportivo, mas um grande salto político"... Pois o que se quer é a libertação do Tibete! Entretanto, isso só virá com a participação de todos, com a devida pressão da opinião pública mundial, com a manifestação dos cidadãos dos diversos recantos do planeta, com a mente construtiva e a esperança renovada dos seres humanos, com a sua manifestação, com a nossa, em fortalecimento a uma sucessão de fatos imprescindíveis para o restabelecimento da independência do Tibete.

O que vamos fazer? O que fará cada um de nós? No site oficial do movimento se pode inscrever e se solidarizar com a causa - http://tibetanuprising.org . Isso nos parece ser o mínimo para os homens que se dizem do bem. Mas se pode muito mais... Igualmente assinar a petição mundial em http://www.avaaz.org/po/tibet_end_the_violence . Entrar na Comunidade Free Tibet Brasil em http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=220201 . Participar dos manifestos...

Para o Dalai Lama, cujo significado do título que carrega é "oceano de sabedoria", "certas ideologias perdem o seu sentido com o correr do tempo. Sendo a vida o nosso bem mais precioso, devemos considerar a vida do próximo como mais preciosa e mais importante ainda que a nossa. Essa observação se faz pertinente ao longo de todas as épocas. Especialmente nestes tempos atuais, sobre os quais pende a ameaça da destruição total do mundo, se apresenta cada vez mais convincente". Assim, invertendo os papéis, do nosso amor e da nossa compaixão dependem agora o Tibete e o seu povo.

Alea jacta est, a sorte está lançada! Com a palavra, você! E não só! O que vamos conseguir dependerá de todos nós! Seremos merecedores do Tibete? As gerações futuras serão merecedoras das virtudes e riquezas do Tibete?

(Flávio Marcondes Velloso, professor, [email protected])

* * * * * * *

ANTES TARDE DO QUE NUNCA

"O Tibete deveria ter sido tombado por inteiro há décadas, pela Unesco, como Patrimônio da Humanidade. Seus mosteiros guardavam um imenso tesouro de fé, sabedoria e práticas religiosas que foi saqueado, dispersado e sistematicamente destruído pelos ocupantes maoístas durante décadas. O pouco que sobra hoje é minado pela modernização forçosa e sub-reptícia.

A cultura do mundo todo perdeu no saque cinqüentenário ao Tibete. Mas a comunidade internacional não mexeu um dedo até ao presente assim como nada fez na Armênia, em Biafra, Ruanda, e continua não fazendo no Darfur, etc. Vender Mercedes e Windows para os chineses é bem mais prioritário.

Os tibetanos são hoje 6 milhões, para um território do tamanho da Europa. Na época da ocupação chinesa, em 1950, eram 5 milhões: os chineses mataram 1,2 milhões, anexaram à China um terço do Tibete e ocuparam o resto, empossando um regime fantoche de comunistas tibetanos. Hoje, o Tibete representa 28\% do território chinês, enquanto os tibetanos representam 0,5\% da população.

'Há uma discriminação clara dentro do Tibete: em sua própria terra, os tibetanos são tratados como cidadãos de segunda classe. É uma situação muito negativa, que as autoridades locais endureceram mais ainda nos últimos tempos. Os monastérios são cerceados com restrições crescentes e os monges têm até que passar por uma reeducação política. Pelo que sabemos, através dos tibetanos que se refugiam no exterior, 95\% da população tibetana está muito, muito ressentida e magoada', afirmou há duas semanas o Dalai Lama." (Fonte: http://diplo.uol.com.br/2008-03,a2304 , março de 2008.)

Sign The Petition

OR

If you already have an account please sign in, otherwise register an account for free then sign the petition filling the fields below.
Email and the password will be your account data, you will be able to sign other petitions after logging in.

Privacy in the search engines? You can use a nickname:

Attention, the email address you supply must be valid in order to validate the signature, otherwise it will be deleted.

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Shoutbox

Who signed this petition saw these petitions too:

Sign The Petition

OR

If you already have an account please sign in

Comment

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Goal
600 / 1000

Latest Signatures

  • 04 January 2016600. Vanessa G
    I support this petition
  • 30 December 2015599. Manoela S
    I support this petition
  • 20 December 2015598. Aderbal H
    I support this petition
  • 10 December 2015597. Gustavo F
    I support this petition
  • 09 December 2015596. Margareth A
    I support this petition
  • 09 December 2015595. Vania A
    I support this petition
  • 07 December 2015594. Karl Phillipb
    I support this petition
  • 07 December 2015593. Marta Newman
    Todos os seres devemos ser livres pois são expressóes divinas
  • 04 December 2015592. Stphane M
    JE FAIS PARTIE D'UN GROUPE QUI A MANIFESTÉ POUR LA CAUSE TIBÉTAINE À PARIS DURANT LA JOURNÉE DU 7 AVRIL, SANS POUR AUTANT APPARTENIR À UNE ORGANISATION PARTICULIÈRE.
  • 03 December 2015591. Alberto L
    I support this petition
  • 01 December 2015590. Raymundo Norman
    I support this petition
  • 30 November 2015589. Leda M
    LIBERDADE PARA O TIBET!!!
  • 28 November 2015588. Maria Julianaf
    Set Tibet free
  • 21 November 2015587. Celia T
     
  • 19 November 2015586. Ricardo S
    Insensibilidade jamais! Liberdade aos Povos sempre!
  • 12 November 2015585. Silvia Mariak
    I support this petition
  • 11 November 2015584. Daniel Dealbuquerqueea
    I support this petition
  • 09 November 2015583. Alberto G
    I support this petition
  • 04 November 2015582. Rogrio N
    I support this petition
  • 01 November 2015581. Carla V
    LIBERDADE !
  • 31 October 2015580. Cludia Adrianadas
    I support this petition
  • 24 October 2015579. Anabela S
    I support this petition
  • 20 October 2015578. Henrique Teodoroj
    TIBETE ATÉ SER LIVRE! CHEGA DE OPRESSÃO!
  • 17 October 2015577. Maurcio M
    I support this petition
  • 17 October 2015576. Victria L
    Free Tibet !!
  • 11 October 2015575. Isabel G
    AMOR E RESPEITO !
  • 09 October 2015574. Antnio S
    I support this petition

browse all the signatures

Steven CoxBy:
HealthIn:
Petition target:
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS

Tags

No tags

Share

Invite friends from your address book

Embed Codes

direct link

link for html

link for forum without title

link for forum with title

Widgets